quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Turdilli



Trago a vocês este doce típico italiano, da região de Cosenza, na Calábria. Muitas variantes dessa receita existem na internet, mesmo porque, na Itália esse doce tem outros nomes, como em Nápoles que o chamam de Strufoli.

Por muitos anos tentava acompanhar essa receita que minha nonna (avó) fazia, mas ela nunca usava medidas. Era um pouco de farinha, um pouco mais de vinho e assim vai.
Essa receita pode ser feita por uma só pessoa, mas o espírito do Natal é compartilhar, por isso eu e minha mãe a fazemos sempre juntas.

Turdilli
. 3 xícaras de farinha de trigo
. 1 xícara de vinho tinto
. 1/4 xícara de óleo de milho
. 250 ml de mel (usei o de flor de laranjeira)
. 1 pitada de sal
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 1 colher (café) de fermento em pó

1. Em uma panela, leve o óleo e o vinho ao fogo.
2. Acrescente o sal e mexa. Antes de ferver retire do fogo e deixe amornar
3. Em uma travessa coloque a farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Faça um monte com um buraco no meio.
4. Aos poucos despeje a calda de vinho. Misture bem até obter uma massa homogenea. Caso a massa fique dura acrescente mais vinho.
5. Faça rolinho e corte em pedaços de 2 a 3 cm (como nhoque)
6. Leva ao fogo uma panela com óleo para aquecer
7. Frite em óleo bem quente, em fogo baixo, até dourar. A medida que for retirando os bolinhos do óleo colocar sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Deixe esfriar antes de passar no mel
8. Em outra panela, aqueça o mel
9. Coloque os bolinhos já fritos, mexendo bem para envolver todos com o mel

7 comentários:

  1. Olá Carla,

    Não conhecia estes docinhos italianos e achei-os o máximo! Imagino como devem ficar bons envolvidos no mel...que delícia!

    Eu tenho exactamente esse problema em relação às receitas da minha avó. Sempre que quero fazer alguma tenho que adivinhar um monte de passos, descobrir qual o ponto do açúcar ou a temperatura do forno...nada vem explicado porque são coisas que já fazia de memória!
    Acho lindo cozinhar em família...são sempre momentos de alegria e boas recordações! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. cabrera, gostei muito da sua receita de turdille ela é rarissima, minha mão morreu e levou a receita, e apos uma pesquisa a reencontrei
    grato

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Minha nona fazia com banha(ao invés do óleo de milho)e se não me engano ia nós moscada e anizete.
    Maravilha lembrar disso.

    ResponderExcluir
  4. nossa minha familia também faz esse doce mas chamamos de crusculli ( nao sei se se escreve assim!), interessante achar essas receitas na internet =D

    ResponderExcluir
  5. Carla, o turdille é da região de Cosenza. É feito precisamente em Fuscaldo, mais ou menos 40 quilômetros de Cosenza, terra de Viena, mãe de São Francisco de Paola. Lá se fala o "fuscarizzi" e turdille lá se escreve "turdidri". A receita que você divulgou não é originária de Fuscaldo. Em Fuscaldo há o turdidri só de mel e o turdidri de mel com vinho. O de mel e vinho tem o formato da foto que saiu no site. O de mel (sem o vinho), era feito em família, por todos nós, filhos, netos, sogras, afeiçoados, agregados, enfim, todos nos reuníamos na cozinha para fazer desenhos de Natal com a massa, que depois era frita em banha, não em óleo. Ainda temos a receita do meu avô, de 1828. Querendo saber mais, entre em contato (sabbato@uol.com.br). Auguri!!

    ResponderExcluir
  6. Legal..........eu faço há varios anos, porque meu pai queria no Natal e reveillon....Quando eu tive AVC como eu iria fazer? |Mas fiz.Pus no minha foto no facebook.........Beijos e Feliz 2011

    ResponderExcluir
  7. Adorei achar esta receita! Minha mãe fazia, mas eu, aqui, nunca anotei; só me deliciava, comendo. Agora, finalmente, poderei fazê-la para meus filhos. Obrigada, Carla, de coração!

    ResponderExcluir

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails