sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Doce Infância


Em sua simplicidade e carinho pelas crianças da família, minha nonna fazia este docinho tão singelo.
Ela não tinha renda, não tinha recursos e mesmo assim inventava receitas com o que aparecia em sua frente.
Não sei o nome desse doce, mas me lembro dela me chamando para pegar algumas folhas do limoeiro que tinha no fundo de sua casa. Ela juntava em uma panela o mel e o gergelim, levava ao fogo e depois depositava uma colher do doce em cada folha.
Ao esfriar, o doce endurece um pouco e adquire o sabor do limão.
Lembro dela mexendo a panela e me avisando que o doce estava muito quente e que eu precisa esperar.
Quantas vezes queimei a língua pois não aguentava esperar...
Minha mãe, que também é uma mulher maravilhosa e generosa, fez este aqui.

Feliz Natal a todos e um Ano Novo 10!

Atualizando:
Eu não havia colocado a receita porque foi tudo meio no olhometro, mas fiz novamente a receita e anotei as medidas

Doce de gergelim
. 350g de gergelim
. 1/2 xícara (chá) de mel de laranjeira
. 20 folhas de limoeiro (eu usei de limão siciliano, mas pode ser de qualquer espécie de limão ou laranja)
1. Coloque o gergelim em uma panela, em fogo médio, e deixe-o até obeter um gergelim dourado (aproximadamente 3 minutos). Mexa constantemente para não queimar
2. Em outra panela coloque o mel e deixe-o amornar. Acrescente o gergelim e mexa constantemente por uns 3 a 4 minutos. O mel vai endurecer após esfriar, por isso, não deixe apurar muito.
3. Lave e seque bem as folhas de limoeiro. Com uma colher, coloque um pouquinho do doce de gergelim em cada uma.
4. Importante! Espere esfriar antes de consumir.

Um comentário:

  1. OI Cá,

    Mas, como é mesmo para ser feito, me interessei... Beijos

    No aguardo

    ResponderExcluir

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails