terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Madeleines com gotas de chocolate



Estou aqui a esperar o meu amor voltar
Foi para terras distantes onde não há mar
Na janela há a vela para lhe guiar
Na mesa, a sobremesa vai lhe saciar
Em seus lábios irei me desmanchar

Madeleines com gotas de chocolate (receita inteiramente copiada daqui http://technicolorkitchen.blogspot.com)
. 2/3 xícara (94g) de farinha de trigo
. 3/4 colher (chá) de fermento em pó
. 1 pitada de sal
. 1/2 xícara (100g) de açúcar refinado
. 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
. 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
. 84g de manteiga sem sal, derretida e fria
. 75g de chocolate amargo (70% cacau), picadinho

1. Misture a farinha, o fermento e o sal numa tigelinha e reserve.
2. Usando a batedeira, bata o açúcar e os ovos juntos em velocidade médio-baixa até obter um creme claro, espesso e fofo, 2-3 minutos.
3. Junte a baunilha e bata. Com o auxílio de uma espátula de borracha/silicone, incorpore os ingredientes secos delicadamente, misturando de baixo para cima, e faça o mesmo com a manteiga e os pedacinhos de chocolate. Cubra a massa com um pedaço de filme PVC colocando-o diretamente em contato com a superfície da mistura.
4. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou por até 2 dias – esse tempo de refrigeração vai ajudar a formar os “calombinhos” característicos das madeleines (se preferir, coloque a massa nas assadeiras preparadas, cubra e leve à geladeira, e depois leve diretamente ao forno).

5. Pré-aqueça o forno a 200°C – você vai usar o centro do forno para assar as madeleines. Unte com manteiga uma forma de madeleines com 12 cavidades, ou uma forma de mini madeleines com 36 cavidades, polvilhe com farinha e retire o excesso; se for usar formas antiaderentes, apenas unte com óleo ou cooking spray. Se for usar forminhas de silicone não é preciso prepará-las. Coloque as formas de madeleine dentro de uma assadeira de beiradas baixas.
6. Transfira a massa às colheradas para as forminhas, enchendo cada cavidade até quase o topo – não se preocupe em espalhar a massa, o calor do forno se encarregará disso. Asse as madeleines por 11 a 13 minutos e as mini madeleines por 8 a 10 minutos, ou até que dourem e cresçam. Retire do forno e imediatamente as remova das assadeiras, gentilmente, transferindo para uma gradinha e deixando esfriar.
7. Se sobrar massa, esfrie e prepare corretamente as assadeiras antes de assar mais madeleines.

Rend.: 12 madeleines grandes ou 36 mini madeleines; consegui 20 madeleines de tamanho regular - as das fotos, forminhas com capacidade para 1 colher (sopa) de massa, + 9 usando a forma em formato de vieira - forminhas com capacidade para 2 colheres (sopa) de massa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails