sábado, 27 de março de 2010

Pão doce de chocolate



Primeiro preciso explicar uma coisa. Não é porque é Páscoa, que faço tantas receitas com chocolate. É porque eu gosto mesmo.
Não só eu, como o pessoal de casa.
Outra coisa que gosto muito de fazer é pão. E hoje fiz um especial, pensando em minha mãe. Ela adora ver a massa crescendo e depois sentir o cheiro do pão no forno, invadindo a casa e a vizinhança.

Adaptei a receita daqui, acrescentei recheio, mexi um pouquinho aqui e outro ali.

Pão doce de chocolate
. 150 ml de água
. 3 ovos
. 100 ml de leite
. 100g de açúcar
. 15g de fermento biológico seco ou 45g do fresco
. 700g de farinha de trigo
. 1/2 colher (café) de sal
. 40g de manteiga em temperatura ambiente
. 20 ml de óleo
. 200g de chocolate meio amargo picado

1. Na tigela da batedeira coloque a água e os ovos, bata para misturar bem
2. Sem bate, junte o leite, o açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e o fermento. Mexa com uma colher até obter um mingau mole.
3. Coloque para bater na velocidade mínima, junte o sal e vá juntando metade farinha aos poucos. Antes de juntar toda a farinha, acrescente a manteiga e o óleo. Bata por aproximadamente 4 a 5 minutos. Desligue a batedeira.
4. Adicione o restante da farinha e agora trabalhe com a massa em um bancada polvilhada com farinha. Trabalhe a massa mais alguns minutos.
5. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra e deixe descansar por 20 minutos.
6. Após o descanso, abra a massa com um rolo, distribua o chocolate picado e enrole-a como um rocambole. Corte os pedaços e coloque-os em uma forma untada com manteiga.
7. Deixe a massa crescer, coberta, por 40 minutos
8. Polvilhe farinha de trigo e leve ao forno preaquecido a 170º, asse por 15 minutos, depois aumente para 190º e asse por mais 20 minutos, até dourar bem.

O pão doce já fica gostoso assim mesmo, mas se quiser dar um up nele, derreta 100g de chocolate meio amargo, junte 1 colher de manteiga e um pouco de creme de leite até chegar a um ponto cremoso para colocar sobre o pão doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails