sábado, 22 de maio de 2010

Meka ao forno com molho de tomate



"Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria?
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria?

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia"

Vou confessar a vocês eu não sei fazer peixe.
Ohhhhhhhhhhh!
Bem, não é que não sei fazer nenhum tipo de peixe, mas não saio do básico: pescada frita ou cação frito.
Mas eu adoro peixe. E visitando uns blogs e comprando alguns livros, resolvi me arriscar mais.
Fui a feira e comprei 4 pedaços de Meka. Já havia provado esse peixe no sashimi, porém o peixeiro me garantiu que era ótimo para ir ao forno também.
Os 4 pedaços deu mais ou menos 500g de peixe e isso é o suficiente para mim e para minha cobaia, digo, filho.
O resultado: ficou ótimo, saboroso e não-frito.

Meka ao forno com molho de tomate(adaptado do blog www.lacucinetta.com.br)
. 500g de meka em 4 pedaços
. 1 lata de tomate sem pele
. 1 punhado de salsinha e cebolinha picados
. 2 dentes de alho
. suco de 1 limão
. 1 alho-poró fatiado
. 1 pimentão pequeno fatiado
. 1 pitada de açúcar
. azeite
. sal

1. Tempere o peixe com limão, sal e outros temperos que desejar. Deixe por 30 minutos. Reserve
2. Pre-aqueça o forno a 180ºC.
3. Em uma tigela junte o tomate e esmague-os grosseiramente. Acrescente o alho bem picadinho e misture. Junte o alho-poró, o pimentão, o açúcar e um pouco de sal (lembre-se que o peixe já foi salgado).
4. Unte com azeite um refratário.
5. Coloque o peixe no refratário em uma única camada. Cubra com o molho e regue com um pouco de azeite.
6. Leve ao forno (não precisa cobrir), por vinte minutos.
7. Aumente a temperatura para 200ºC e deixe por mais 30 minutos, até o molho estar consistente, mas não seco.

Fica ótimo com arroz branco.

Um comentário:

  1. Adoro peixe no forno, então com uma batatinha e regado com um bom vinho hummmmm, delícia.
    Ficou com um aspecto maravilhoso essa sua meka.

    ResponderExcluir

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails