sábado, 1 de setembro de 2012

Pudim de Tapioca


Já experimentaram Pudim de Tapioca? Não! Então experimentem.
A receita eu vi no site PratoFundo, mas é do restaurante Mocotó. Vale a pena ir até lá e ver a versão completa. Eu só fiz a parte do pudim e não da calda e também não coloquei as raspas de laranja.

Pudim de Tapioca

Caramelo
•200g açúcar cristal

1.Colocar o açúcar cristal (200g) na fôrma de pudim, e levar ao fogo para fazer o caramelo. Distribuir bem o caramelo por toda a fôrma. Reservar.

Pudim
•75g tapioca granulada
•300mL creme de leite fresco (36% de gordura)
•200mL leite de coco
•100mL leite integral
•1 lata (395g) leite condensado
•2 ovos
•2 gemas

1.Junte o creme de leite fresco, leite de coco e tapioca granulada. Misture bem. Deixar hidratando por 2h30m (se o dia estiver frio, deixar mais tempo), mexa ocasionalmente. A mistura de leite de coco e creme de leite pode ser levemente aquecida no micro-ondas para acelerar o processo.
2. No liquidificador juntar os ovos, gemas, leite e leite condensado. Bater em velocidade média até ficar homogêneo, 2-3 minutos.
3.Colocar para aquecer água que será usada no banho-maria.
4.Coar a mistura de ovos com uma peneira sobre a tapioca hidratada. Mexer muito bem, desfazendo os grumos de tapioca caso tenha. Descartar os sólidos coados.
5.Transferir a mistura de tapioca na fôrma caramelada preparada. Colocar a forma de pudim dentro de uma assadeira, levar ao forno e despejar a agua na assadeira. Assar em fogo baixo por 1h30 minutos, em média. O pudim deverá ser cremoso, mas firme. Testar com uma faca ou palito.
6.Retirar da assadeira, deixar o pudim esfriar na fôrma antes de colocar na geladeira. O pudim deve ser desenformado no dia seguinte (mínimo de 12 horas).
7. O caramelo que sobrar na forma pode ser transformado em calda, basta colocar mais agua e levar ao fogo (boca do fogão) até amolecer o caramelo.
8.Antes de servir, regue com a calda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails