domingo, 9 de novembro de 2008

Pãezinhos macios para acompanhar o jantar


Achei esta receita da Nigella e fiz. Substituí o gergelim e a semente de papoula por sal grosso e queijo parmesão ralado, mas fique a vontade para usar o que quiser. A minha turma adorou. Também, eles adoram tudo que é massa. Mas realmente ficou macio. Não se esqueça de pensar bem positivo enquanto sova a massa. Assim, além de alimentar o corpo, alimenta a alma.

Pãezinhos macios

Ingredientes para a massa
3 1/2 a 4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento biológico instantâneo
1colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 1/2 xícara de leite
1 1/2colher de sopa de manteiga
Óleo vegetal para untar a tigela e a assadeira

Ingredientes para a cobertura

• 1 ovo grande, levemente batido
• 1 colher de sopa de leite
• 1 pitada de sal
• 1 colher de chá de sementes de gergelim
• 1 colher de chá de sementes de papoula

Modo de preparar

1. Em uma tigela grande, junte 3 1/2 xícaras de farinha, o fermento biológico, o sal e o açúcar. Em uma pequena caçarola, junte o leite e a manteiga e aqueça em fogo brando, até que o leite esteja morno. Adicione a mistura sobre os ingredientes secos, na tigela, misturando com um garfo, para fazer uma massa mais áspera, adicionando mais farinha de trigo se necessário.
2. Trabalhe a massa, usando uma batedeira com haste especial para sovar, ou manualmente, até que se torne macia e flexível. Coloque-a em uma tigela, previamente untada, e cubra com um filme plástico. Deixe descansar, em local quente, por aproximadamente 1 hora, ou até que a massa dobre de tamanho.
3. Pressione a massa, levemente, para eliminar o ar. Unte uma assadeira e reserve. Faça pequenas bolas de massa, do tamanho de uma noz, e coloque-as sobre a assadeira, guardando uma distância de pouco mais de meio centímetro entre elas, distribuindo as bolinhas em 6 fileiras de 5 unidades cada uma. Cubra com um pano de prato e deixe descansar, em local quente, por 30 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno à temperatura de 218 ºC.
4. Quando os pãezinhos crescerem, pincele-os com uma mistura de ovos, leite e sal batidos. Salpique um com gergelim, outro com sementes de papoula e pule o terceiro, depois repita nesta ordem (uma colher de chá, de sementes, é o suficiente para decorar dois pãezinhos). 5. Leve os pãezinhos ao forno até crescer e dourar, aproximadamente 15 minutos. Sirva-os em um prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua visita a este blog é muito bem vinda e seu comentário também.
Puxe uma cadeira, tome um café e conte sua história.

Related Posts with Thumbnails